Euronews tem uma nova equipa dirigente
Comunicado de imprensa 20.12.2011
Euronews tem uma nova equipa dirigente
Os acionistas da euronews nomearam Paolo Garimberti, atual Presidente da RAI, para o cargo de Presidente do Conselho de Fiscalização e Michael Peters como novo Presidente da Direção Executiva.
Lyon, França - 20.12.2011 - Para dotar a euronews dos meios necessários ao seu desenvolvimento futuro, o Conselho de Fiscalização do canal de informação nomeou um novo Presidente do Conselho e um novo Presidente da Direção Executiva
Paolo Garimberti, atual Presidente da televisão pública italiana, foi eleito Presidente do Conselho de Fiscalização, sucedendo a Pier Luigi Malesani. Paolo Garimberti vai pôr ao serviço do canal de informação a experiência de uma grande carreira de jornalista e o seu profissionalismo, reputado no mundo da comunicação social.
Michael Peters, até então Diretor-Geral da euronews, foi nomeado Presidente da Direção Executiva, onde sucede a Philippe Cayla.
Por outro lado, o Conselho de Fiscalização nomeou como novos membros da Direção Executiva, presidida por Michael Peters: Lucian Sarb, Diretor de Informação e Programas, Cécile Leveaux, Diretora de Recursos e Olivier de Montchenu, Diretor Comercial e Diretor do Departamento de Vendas da euronews.
Pier Luigi Malesani permanece membro de pleno direito do Conselho de Fiscalização, fazendo-o assim beneficiar da sua grande experiência nos meios de comunicação social, da sua competência independente e do seu envolvimento na euronews desde há numerosos anos.
O Conselho decidiu, além disso, dotar a euronews de uma nova sucursal, criando a Euronews Development, cuja presidência é confiada a Philippe Cayla. Esta entidade terá essencialmente por missão prestar à Euronews SA serviços susceptíveis de lhe permitirem desenvolver as actividades do grupo na área dos novos médias. Philippe Cayla é nomeado, paralelamente, membro do Conselho de Fiscalização.
Nota às redações:
- Acionistas da Euronews SA: CT (República Checa) - CyBC (Chipre) - ENTV (Argélia) - ERT (Grécia) - ERTT (Tunísia) - ERTU (Egito) - France Télévisions (França) - NTU (Ucrânia) - PBS (Malta) - RAI (Itália) - RTBF (Bélgica) - RTE (Irlanda) - RTP (Portugal) - RTR (Rússia) - RTVSLO (Eslovénia) - SNRT (Marrocos) - SSR (Suíça) - TRT (Turquia) - TV4 (Suécia) - TVR (Roménia) - YLE (Finlândia)
- O grupo Euronews SA é composto por Euronews Development SAS (França), Euronews Sales Ltd (Reino Unido), Euronews Sales SARL (França), Euronews Sales GmbH (Alemanha), Euronews Brussels SPRL (Bélgica) e Euronews Kiev LLC (Ucrânia).
Para mais informações:
Grégoire de Rubiana, telefone +33 (0)6 60 69 30 34 gregoire.derubiana@euronews.net
Lydie Bonvallet, telefone +33 (0)4 72 18 80 56 lydie.bonvallet@euronews.net
Siga as tendências e novidades euronews em Twitter: @euronews_inside
euronews em directo está disponível em euronews.net, iPad e iPhone a partir de AppStore e a partir de Android Market via a aplicação euronews LIVE.
www.euronews.net www.nocommenttv.com www.facebook.com/euronews.fans
twitter.com/euronews www.youtube.com/user/euronews e euronews on www.dailymotion.com
Comunicado de imprensa 20.12.2011
Paolo Garimberti, nomeado Presidente do Conselho de Fiscalização da euronews
De origem italiana e formação universitária de Jurista, Paolo Garimberti construiu toda a sua carreira no jornalismo.Começou como correspondente em Moscovo para o jornal diário La Stampa e, em seguida, como chefe de delegação em Roma. Em 1986, passou para o jornal Repubblica como editorialista, especialista em política internacional, intervindo como analista nos serviços informativos doTG3 RAI (jornal televisivo).
Foi em seguida nomeado Diretor do TG2 da RAI, antes de regressar ao Repubblica como Sub-diretor, cargo que exerceu até 2004. Fundou então e dirigiu, durante este período, o sítio de informação permanente NNC Italia.
Prosseguiu a sua carreira no grupo Espresso onde ocupou as funções de Diretor de Relações Internacionais e de Desenvolvimento, bem como editorialista. Em 2009, Paolo Garimberti integrou a RAI, onde foi nomeado Presidente, função que ainda hoje ocupa.
Comunicado de imprensa 20.12.2011
Michael Peters foi nomeado Presidente da Direção Executiva da euronews
De origem franco-alemã, Michael Peters, 40 anos, é diplomado do IAE de Lyon III e titular de um Mestrado em Engenharia Financeira da Escola de Gestão de Lyon.Começou a sua carreira no gabinete de auditoria e de conselho internacional, Arthur Andersen, onde esteve quatro anos.
Em 1998, entrou para a euronews como Responsável e, depois, Diretor Financeiro, até ser nomeado, em 2003, Diretor-Geral Ajunto do canal de informação.
Em 2005, sete anos após a sua entrada na euronews, Michael Peters foi nomeado Diretor-Geral. Em 2008, assumiu o cargo de Diretor-Geral da Euronews SA, cargo que exerceu até agora.
Comunicado de imprensa 20.12.2011
Philippe Cayla nomeado Presidente de Euronews Development e membro do Conselho de Fiscalização da euronews
Philippe Cayla iniciou a sua carreira na administração e prosseguiu-a na indústria antes de passar para o setor audiovisual.
Desde 2008, assumia o cargo de Presidente da Direção Executiva da euronews S.A. após a sua nomeação como Presidente da SOCEMIE em 2003. De Junho de 2000 a Abril de 2003, foi Diretor de Desenvolvimento Internacional na France Télévisions. Antes destas funções exerceu a função de Chefe de Divisão na Eutelsat, o operador europeu de serviços por satélites, de 1993 a 2000.
De 1985 a 1992 no grupo Matra, Philippe Cayla foi Diretor-Geral Adjunto de Matra Espace e Diretor de Estratégia no Matra-Marconi Space. Foi, anteriormente, Diretor de Estratégia, depois Diretor Comercial e Financeiro de Matra Espace. A sua carreira na indústria começou na Alcatel, onde exerceu o cargo de Diretor para a Europa entre 1983 e 1985. De 1976 a 1983, Philippe Cayla ocupou sucessivamente postos de responsabilidade nos Ministérios do Equipamento, da Indústria e do Comércio Externo. Exerceu, entre outros cargos, o de Conselheiro Técnico no gabinete de Michel Jobert, Ministro de Estado, Ministro do Comércio Externo.
Nascido em 1949, Philippe Cayla é um antigo aluno da Escola de Minas de Paris, do Instituto de Estudos Políticos de Paris e da Escola Nacional de Administração. Foi mestre de conferências de economia no IEP de Paris. É membro do Conselho de Fiscalização do Instituto Aspen France e Cavaleiro da Legião de Honra.


